TODAS AS FOTOMICROGRAFIAS POSTADAS SÃO DE NOSSAS COLHEITAS E CULTIVOS EM FOTOBIORREATORES...

domingo, 21 de outubro de 2012

Fotobiorreator...


O formato da maioria dos fotobiorreatores em operação no mundo e o  tubular, com disposição vertical ou horizontal dos tubos. Eles podem ser instalados em ambientes fechados, recebendo iluminação artificial, ou ser dispostos ao ar livre, recebendo energia solar. Os tubulares podem ter sistema formado por serpentina ou espirais. Começaram a ser desenvolvidos, a mais de 20 anos fotobiorreatores planos, que apresentam bom desempenho com diversas espécies em diversas localidades. Progressos tem sido alcançados com relação ao uso mais eficiente da energia solar (o ângulo dos painéis pode ser ajustado) o que os torna muito promissor. Homero (2007), em seu artigo Biodiesel de Microalgas, disponível em sua página na internet afirma:

O fotobiorreator pode ser operado para recolher as microalgas produzidas de forma contínua ou de uma só vez. Um fotobiorreator operado dessa segunda forma é carregado inicialmente com nutrientes e com as sementes de microalgas e levado a operar até o fim da batelada, quando é realizada então a colheita das microalgas. Já em um fotobiorreator contínuo a colheita de microalga é realizada com uma frequência elevada, determinada pelos parâmetros de operação do fotobiorreator

Observação: Está microalga foi cultivada em um fotobiorreator construído com garrafas PET, bomba de ar em ambente com luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário