TODAS AS FOTOMICROGRAFIAS POSTADAS SÃO DE NOSSAS COLHEITAS E CULTIVOS EM FOTOBIORREATORES...

sábado, 30 de junho de 2012

Amostras de nossas colheitas e cultivos...

 Microalgas...
Dulcícolas e Salobras...

O potencial biotecnológico de microalga fica evidente quando se examina a literatura. Em resumo, todas as aplicações existentes de microalgas estão relacionadas, além do seu rápido crescimento, à sua composição química. A importância da composição química das microalgas manifesta–se pelo balanço dos componentes majoritários (proteínas, carboidratos e lipídeos totais) ou pela concentração de substâncias específicas tipicamente menos abundantes pigmentos, ácidos graxos, dependendo da aplicação em questão (LOURENÇO, 2006).

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dois anos... Microalgas... Blog...


Micrasterias...

 Águas de Mina...
 Dulcícola...
 São Roque do Pico...
Ibaiti...

Atualmente as pesquisas em biotecnologia alimentar empregando microalgas vêm ganhando especial atenção, no entanto, a coleta e o cultivo para utilização na alimentação humana são realizados há séculos (RICHMOND,1988). Segundo o mesmo autor, povos nativos do Chade, na África, e do lago Texcoco (Astecas), no México, alimentavam–se de produtos feitos com biomassa de Spirulina spp.  e, ainda hoje, os nativos do Chade, em determinadas épocas do ano, dependem quase que exclusivamente da coleta da biomassa desta microalga para sua alimentação (JOURDAN, 1996).          

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Algas...

Dulcícola...

Com a ajuda do seu professor e em grupos, elaborar um mapa conceitual sobre os componentes químicos das algas:
-  No laboratório de informática e utilizando o Cmap Tools, elabore um mapa conceitual que servirá como instrumento para facilitar o aprendizado do conteúdo. Os mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Paraná Alfabetizado...EJA... São Roque do Pico... Aula Prática... Núcleo Regional de Educação de Ibaiti...


 












Núcleo Regional de Educação - Professora Rosemeyre Floriano Carvalho
Aula Prática... Educação de Jovens e Adultos (EJA)...
São Roque do Pico... Ibaiti... Paraná... Brasil...

Professora Alfabetizadora: Edna Barbosa de Lima Pimentel
Professora PDE: Vera Lucia Bellin Mariano (Biologia – NRE de Ibaiti)

Alunos:
Antonio Albino dos Santos
Aparecido Cândido
Aparecido Ribeiro
Artur Almeida Camargo
Eunice Furtado Galego
José Rosa da Silva
Luzia
Margarida Caldeirão Galego
Maria Aparecida Alves
Maria do Carmo Silva Santos
Maria Jesus de Souza
Maria Verônica da Silva Maia
Penha
Rosalina Calderão
Rosinha
Valdevina

terça-feira, 26 de junho de 2012

Pediastrum...

Pediastrum...

Então, qual é a composição química das microalgas?
Como as microalgas não possuem estruturas especializadas, além da presença dos pigmentos fotossintetizantes, sua composição basicamente consiste em carboidratos, proteínas e lipídeos. A literatura demonstra que variações nas condições de cultivo como a temperatura, concentração de sais, nitrogênio e CO2, por exemplo, interferem diretamente na composição bioquímica da microalga (UGWU et al., 2008; VOLTOLINA et al., 2008; TONON et al., 2002; LI et al., 2007).

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Closterum...

         Microalgas...

Meio de Cultivo...
O professor deverá utilizar para os trabalhos os materiais disponíveis no laboratório de sua escola. Béquer, erlemmeyer, pipetas, microscópio, lâminas, lamínulas etc. Para construção dos materiais de cultivo utilizar: bombas de ar usadas em aquários, balões de vidro, garrafas do tipo PET, galões de 20 litros e outros materiais alternativos (reciclados)  disponibilizados  pelos alunos.
O uso de slides sobre as Microalgas poderá ser utilizado como forma de aprofundamento dos conteúdos sobre, meio ambiente, poluição, créditos de carbono, biodiesel  etc

domingo, 24 de junho de 2012

Micrasterias...

Microalgas...

As microalgas apresentam uma estrutura celular muito simples em relação às plantas superiores que têm sofisticados sistemas de transporte. A energia química acumulada após o processo de fotossíntese não é desviada para a construção de estruturas complexas permitindo, desta forma, o melhor aproveitamento para a produção de novas células.
Os processos de cultivo de organismos unicelulares normalmente começam com a adição de uma quantidade padronizada de células chamada de inóculo. A qualidade do inóculo está diretamente ligada à qualidade do processo de crescimento. A adição de quantidades menores que as ideais levam à tempos de crescimento demorados e conseqüentemente baixa produtividade. Podem ser cultivadas em fotobiorreatores ou lagoas a céu aberto.

sábado, 23 de junho de 2012

Cultivo, Microalga e Biomassa....

 Biomassa...
 Cultivos...
Microalga...

Cultivos realizado com águas de minas e represas em ambiente fechado, com luz e injeção de ar...
Análise realizado em microscópio óptico trinocular (Colégio Aldo Dallago-Ibaiti-Paraná-Brasil)...
Fotomicrografia com máquina fotográfica comum (Sony)...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Microalga...

Procedimento: O professor deverá orientar os alunos para os seguintes passos:
  • Coletar amostras de águas em rios e córregos da região (Discussão - abordar aspectos do meio ambiente)
  • Analisar o material coletado em microscópio (Discussão - comparar diferentes morfologias dos materiais coletados)
  • Construir fotobiorreatores: Diferentes geometrias e materiais serão utilizados como garrafas PET, balões de vidro, galões de 20 l. Para agitação do meio de cultivo e injeção de CO2 serão utilizadas bombas de aquário (Discussão – abordar o assunto da reciclagem de materiais).
  • Preparar meios de cultivo: Químicos (insumos agrícolas) e Orgânicos (resíduos, urina, etc.) (Discussão – Aspecto ambiental da utilização de resíduos orgânicos. Qual a possível composição desses resíduos? O que a microalga precisa para seu metabolismo?).

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cosmarium...

 Com luz de Neon...
 Microalga...
O cultivo de microalgas em sistemas abertos, considerado uma forma de agricultura (ROUND, 1983), tem como benefício a luminosidade natural sem custos. No entanto, há o risco de contaminação por outros organismos que pode ser controlada com agitação e aumento do pH. Além disso, esses sistemas estão sujeitos a alterações de clima, luz e temperatura (BARCLAY, MEAGER e ABRIL, 1994; CHEN, 1997).

quarta-feira, 20 de junho de 2012

 4.800 litros de água...
Microalgas...

Cultivo em piscina à céu aberto...
Água de mina dulcícola...

terça-feira, 19 de junho de 2012

Vários gêneros e espécies... Microalgas...

Vários gêneros de microalgas... Banco de dados...

Biomassa: A agitação da cultura torna-se muito importante para otimizar todos os fatores essenciais relacionados à produção de biomassa de microalgas. A agitação da cultura, em meio líquido, mantém as células em suspensão evitando que algumas células fiquem depositadas no fundo do fotobiorreator e outras permanecam na superfície recebendo luz em excesso (BECKER e VENKATARMAN, 1984). Além disso, a agitação evita a foto-oxidação pela eliminação do oxigênio supersaturado no meio (RICHMOND et al., 1993).


Em nosso cultivo em uma "piscina de plástico", ou seja, cultivo á céu aberto  estamos movimentando a água manualmente várias vezes ao dia...

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cultivos... Microalgas...

Microalga...

Estamos, no momento, cultivando microalgas em uma piscina (mais de quatro mil litros de água).  A agitação é realizada várias vezes ao dia (manualmente) e o resultado está sendo excelente.
O cultivo de microalgas em sistemas abertos, considerado uma forma de agricultura (ROUND,1983),  tem como benefício a luminosidade natural sem custos. No entanto, há o risco de contaminação por outros organismos que pode ser controlada com agitação e aumento do pH. Além disso, esses sistemas estão sujeitos a alterações de clima, luz e temperatura (BARCLAY, MEAGER e ABRIL,1994; CHEN, 1997).

domingo, 17 de junho de 2012

Pediastrum...

Microalgas...
Pediastrum é uma colônia de algas verdes. Possui parede celulósica, plastídeos com clorofila B e pirenóides presentes. Colônias planas e espécies distinguidas pela forma e pela disposição das células - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9962

sábado, 16 de junho de 2012

Biomassa residual... Micrasterias...

Microalga...

Precisamos realizar muitas pesquisas para identificarmos o gênero de microalga que proporcione o melhor resultado, ou seja, o cultivo que resulte na maior quantidade de biomassa residual...
Identificamos o gênero “Micrasterias” em uma única mina dulcícola aqui na Zona Rural do São Roque do Pico – Ibaiti – Paraná – Brasil e o resultado dos cultivos nos fotobiorreatores são os que nos fornecem o melhor resultado... Mas nosso trabalho é totalmente artesanal...

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O futuro chegou...

Vantagens no cultivo de  Microalgas...

O gasto de água é menor se o comparado ao cultivo de plantas terrestres; apresenta maior eficiência fotossintética; tem colheita o ano inteiro e seu cultivo pode ser realizado em condições insalubres (como água de esgoto, salinas, entre outros). www.biodieselbr.com

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Microalgas...

 Micrasterias e Filamentosas...

Usualmente, o cultivo de microalgas ocorre em tanques abertos com pequena profundidade visando assegurar adequada incidência de luz solar. Esses tanques podem ser de plástico, concreto, fibra de vidro, alvenaria ou laminados. Durante o inverno, os tanques devem ser cobertos para evitar variações de temperatura e impedir que a camada superficial do meio de cultura congele durante a noite em regiões temperadas e subtropicais. A cobertura também reduz as perdas do meio por evaporação e diminui a contaminação por insetos. A desvantagem de cultivos cobertos reside na diminuição da penetração da luz e possíveis condensações de água na superfície interna da cobertura prejudicam ainda mais a incidência da luz solar (BECKER, 1981).

quarta-feira, 13 de junho de 2012

70 000 acessos...

Muito Obrigada... A Todos e a Todas...

Micrasterias...

 Alga...
Micrasterias...


A produção de biomassa em tanques abertos ocorre em contínuo processo de propagação (SALINAS et al., 1986). O ideal é que os tanques sejam rasos com até 30 cm de profundidade (BECKER e VENKATARAMAN, 1984).

terça-feira, 12 de junho de 2012

Closterium...

Encontradas na Zona Rural do São Roque do Pico e cultivadas em fotobiorreatores com luz e injeção de ar...

Acesse:Algas do Capibaribe

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Micrasterias...

Microalga...

As algas têm grande potencial como futura fonte de matéria-prima para a produção de biodiesel. Entretanto, para que esse futuro se torne realidade, é necessário que se encontre condições adequadas para seu crescimento em grande escala, para que a produção de óleo seja viável economicamente. Até que isso aconteça, a produção de biodiesel a partir de algas deve ser encarada como uma solução de longo prazo. http://www.biodieselbr.com

domingo, 10 de junho de 2012

Microalga...

 Microalga Filamentosa...

Para o cultivo de colônias de microalgas são empregados sistemas abertos e fechados, estes últimos frequentemente representados pelo uso de fotobiorreatores. Embora os custos de investimento sejam relativamente altos, a vantagem da utilização de fotobiorreatores é a possibilidade de uma produção com taxas potencialmente maiores (BORGES; TRIERWEILER, 2009), além de um controle relativamente maior do cultivo em relação a contaminantes. http://www.ufpel.edu.br/cic/2010/cd/pdf/CB/CB_00650.pdf

sábado, 9 de junho de 2012

Algas Microscópicas...


Algas são seres muito diversos presentes em sistemas aquáticos (ou zona úmidas) e fotossintetizantes em sua grande maioria (neste caso, dotados de clorofila a). Elas envolvem seres unicelulares e multicelulares, com hábitos planctônicos e bentônicos. A partir dessas características derivam os termos de uso consagrado: microalgas (algas com dimensões microscópicas) e macroalgas (algas com dimensões macroscópicas). A maioria das microalgas tem hábito planctônico, sendo estas as mais utilizadas em cultivos (LOURENÇO, 2006). http://www.ufpel.edu.br/cic/2010/cd/pdf/CB/CB_00650.pdf

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cosmarium...

Microalga verde...
A área de estudo localiza-se na Zona Rural do São Roque do Pico, Ibaiti – Paraná – Brasil.  O material foi coletado em represa dulcícola com garrafas PET a pouca profundidade e após à  análise cultivados em fotobiorreatores (com luz e injeção de ar)...

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Oedogonium...

Alga verde...

 Oedogonium gênero, de algas verdes filamentosas, comumente encontrada em águas tranqüilas, quer ligados a outras plantas ou como uma massa flutuante. http://www.britannica.com/EBchecked/topic/425476/Oedogonium