TODAS AS FOTOMICROGRAFIAS POSTADAS SÃO DE NOSSAS COLHEITAS E CULTIVOS EM FOTOBIORREATORES...

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sempre uma Estrela... Nossas Micrasterias...

 Microalga... Micrasterias Pinnatifida...
Cultivos...

As coleções de cultivo desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de estudos que envolvem microalgas vivas, estimulando pesquisas, nesse campo. Elas podem abrigar acervos vivos ou não-vivos.
            No caso de acervos vivos, elas são chamadas de coleções de cultivo (ou cultura) e podem atuar como centros de conservação de recursos genéticos e fornecimento de material biológico com aplicações biotecnológicas, educacionais e ambientais, por exemplo (CANHOS  & VANZOLLER, 2004).
            As coleções podem ser classificadas em duas categorias: coleções de serviço e coleções de trabalho. As primeiras são dotadas de grande acervo de cepas dos quais podemos obter diversas informações como condições de cultivo, composição química, produtos derivados, etc. Essas coleções devido a sua importância para o desenvolvimento das pesquisas científicas são financiadas por agências governamentais. As coleções de trabalho são mais simples e tem importância local fornecendo diversas formas de desenvolvimento de pesquisas e aplicações de organismos vivos. Sérgio Lourenço (2006, p.354) recomenda que:
Todas as cepas de uma coleção sejam periodicamente examinadas quanto à contaminação (por bactérias, fungos ou outras espécies de microalgas). O  procedimento-padrão consiste  em montar lâminas para exame do aspecto das células por microscopia óptica. O ideal é a preparação de uma lâmina cerca de uma semana após a inoculação do cultivo. Esse procedimento simples pode tornar-se difícil se for constituída por muitas cepas demandando longo tempo para sua realização em rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário