TODAS AS FOTOMICROGRAFIAS POSTADAS SÃO DE NOSSAS COLHEITAS E CULTIVOS EM FOTOBIORREATORES...

sábado, 14 de julho de 2012

Vorticella... Vida Microscópica...

Represa...

Identificada em uma colheita realizada no Município de Conselheiro Mairinck
Paraná - Brasil...

Por: Antônio Ventura Em: Biologia & Vida
Vorticella são organismos sésseis (permanentemente ligado a um substrato). No entanto, Vorticella jovens podem ser vistas nadando livremente.
Adultos também podem nadar livremente, se seus caules são cortados, ou se têm de separar-se do substrato, devido às condições desfavoráveis.
Um dos fatos mais surpreendente é que o pedúnculo da Vorticella é capaz de se contrair e a contração é causada pelo filamento ondulado, que está presente no interior do pedúnculo.

O filamento diminui quando estimulados e as bobinas de caule como uma mola.
Pode ser notada, por vezes, em grupos que formam uma pequena massa gelatinosa visíveis a olho nu.
Tamanho
Ao se considerar o tamanho da Vorticella, o tamanho do sino e o tamanho da haste deve ser considerada separadamente. Normalmente, o “sino” é de até 150 μm, com caule de até 1 mm.
Habitat
São encontrados facilmente em lagoas e córregos de água doce. Vorticella, é um gênero de protozoários, que geralmente fixa-se firme a pequenas partículas de material, porém também pode ser visto nadando livremente.
São organismos unicelulares aquáticos, que se unem para plantar detritos, pedras, algas e animais. Eles são vistos freqüentemente associados a algas ou plantas, ou a folhas e raízes das plantas aquáticas.
Reprodução
Vorticella reproduz via fissão binária. O processo de divisão é chamado nascente. Vorticella pode sofrer fissão longitudinal/ divisão celular.
Vorticella também são capazes de reprodução por conjugação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário