TODAS AS FOTOMICROGRAFIAS POSTADAS SÃO DE NOSSAS COLHEITAS E CULTIVOS EM FOTOBIORREATORES...

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Microalga Filamentosa...

  Filamentosa... Dulcícola... Detalhes...

Considerando a minha experiência como professora de Biologia e de aulas práticas no Ensino Médio e Ensino Fundamental como também as leituras realizadas no primeiro e segundo períodos do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), foi possível perceber que:
As pesquisas na internet são fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos relacionados ao tema proposto. Novas pesquisas estão diariamente sendo registradas na mídia e está tarefa de pesquisa é fundamental para o aprofundamento teórico relacionado ao trabalho.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Gênero: Micrasterias...

Espécie: Não identificada até o momento....

Etapas do Projeto: Pesquisa na internet, leitura, produção de mapa conceitual (CmapTools) construção de gráficos e tabelas (cultivos),  saídas extra-classe para coleta do material, análise em microscópio, cultivo das microalgas em diferentes soluções, fotomicrografias, uso do Programa Picasa, palestra, aula de campo, confecção de fotobiorreatores com materiais alternativos, secagem e pesagem do material, relatório final, criação deste Blog e depoimentos no programa Audacity sobre as trabalhos realizados...

terça-feira, 29 de maio de 2012

Cosmarium... Microalgas...

 Águas de mina...
Dulcícola...

Microscópio: Óptico...
Águas: Mina dulcícola...
Local: São Roque do Pico... Ibaiti... Paraná... Brasil...
Projeto: Cultivo de Microalgas em Fotobiorreatores (PDE)...
Colégio: Aldo Dallago - Ensino Médio...
Fotomicrografias: Máquina fotográfica comum...
Cultivo: Fotobiorreatores em ambiente com luz e injeção de ar...

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Microalgas...

 Micrasterias...
 
COMPARAÇÃO ENTRE A COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS USUAIS
E A DE DIFERENTES BIOMASSAS DE MICROALGAS (% MASSA SECA)
 
Amostra            
                                            
Carne                                                                        
Leite                                                                           
Arroz                                                                          
Soja                                                                            
Chlorella vulgaris                                                  
Anabaena cylindrica                                               
Chlamydomonas rheinhardii                                 
Dunaliella salina                                                      
Porphyridium cruentum                                          
Scenedesmus obliquus                                          
Spirulina maxima                                                    
Synechococcus sp.                                               

Proteína

43
26
8
37
51 – 58
43 – 56
48
57
28 – 39
50 – 56
60 – 71
63
Lipídios

34
28
2
20
14 – 22
4 – 7
21
6
9 – 14
12 – 14
6 – 7
11
 Fonte: Adaptado de BECKER (1994).

domingo, 27 de maio de 2012

Aula Prática... Microalgas...

 José Rodrigo (Colégio Aldo Dallago - Ibaiti) e Professora Vera Mariano...
 Microalgas do São Roque do Pico...

 Aula prática realizada na Zona Rural do São Roque do Pico (sítio). Lâminas preparadas com águas coletadas em mina e represas com análises e fotomicrografias realizada no momento da colheita.

sábado, 26 de maio de 2012

Scenedesmus...

Microalga...

No Brasil as atividades com o cultivo das microalgas somente começaram a ser desenvolvidas quando, em nível internacional já se verificava um avanço com relação às aplicações e cultivos das mesmas. No início da década de 1970, iniciaram os primeiros estudos por Clóvis Teixeira e Armando Vieira, na Universidade de São Paulo sobre o cultivo da diatomácea. Nesse mesmo ano foi organizado um laboratório que abrigava algumas dezenas de cepas, iniciando assim as primeiras coleções de microalgas marinhas e de água doce (LOURENÇO, 2006 p. 26).
Somente a partir de 1980, os cultivos realmente começaram a se difundir por pesquisadores e universidades de vários estados e temos hoje algumas coleções de porte médio e pequeno

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aplicações... Microalgas...

 Micrasterias...
 Dulcícola...
  Águas de mina...

A biomassa da alga tem várias aplicações em campos como a energia, com a extração de óleo para a produção de biodiesel, a farmácia, a cosmética ou a nutrição, ao servir como complemento alimentício com importantes propriedades para os animais. No entanto, trata-se de um cultivo com alto conteúdo de umidade (entre 75 e 98%), de modo que é necessário desidratá-lo antes de aproveitá-lo...http://www.dicyt.com

quinta-feira, 24 de maio de 2012

No caminho das microalgas...

Microalgas do São Roque do Pico...
Momentos...
Pesquisa "in loco"...

As microalgas podem ser cultivadas autotroficamente em tanques abertos ou em fotobiorreatores com luz solar ou artificial e adição de nutrientes (BECKER, 1981).

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Closterium e Micrasterias...

 Microalgas...
Cultivos...

 As microalgas são produzidas de forma contínua em curto período de cultivo e pequenas áreas, requerendo cuidados simples e dispensando a utilização de agrotóxicos.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Cianobactérias...

Fotomicrografia: Águas de represa (dulcícola)...
Local: São Roque do Pico (Zona Rural)...
Microscópio: Óptico binocular...
Sítio: Senhor Aparecido

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Micrasterias...

Micrasterias...

Segundo OLAIZOLA (2003) há poucos bioprodutos derivados de microalgas disponíveis com altíssimo valor comercial. Provavelmente os mais conhecidos sejam β-caroteno (Dunaliella), DHA(Crypthecodinium) e astaxantina (Haematococcus).

domingo, 20 de maio de 2012

Pediastrum...

Fotomicrografia de águas de Lago Artificial...

A identificação só foi possível depois de um mês de cultivo em fotobiorreator com luz e injeção de ar... Pediastrum é uma colônia de algas verdes. Possui parede celulósica, plastídeos com clorofila B e pirenóides presentes...

sábado, 19 de maio de 2012

Colônias de Microalgas...

Colônias de Microalgas...

Objetivos Específicos do Nosso Projeto...
·         Coletar amostras de águas em rios e córregos da região (Discussão – abordar aspectos do meio ambiente).
·         Analisar o material coletado em microscópio ótico (Discussão – comparar diferentes morfologias dos materiais coletados).
·         Construir fotobiorreatores: Diferentes geometrias e materiais serão utilizados como garrafas PET, balões de vidro, galões de 20 L. Para agitação do meio de cultivo e injeção de O2 serão utilizados bombas de aquário (Discussão – abordar o assunto da reciclagem de materiais).
·         Preparar meios de cultivo: Químicos (insumos agrícolas) e Orgânicos (resíduos, urina, etc), (Discussão – Aspecto ambiental da utilização de resíduos orgânicos. Qual a possível composição desses resíduos? O que a microalga precisa para seu metabolismo?)
·         Acompanhar o cultivo de microalgas através da análise visual (densidade da cultura) e análise de amostras coletadas nos microscópios óticos (Discutir e analisar a pluralidade de formas de microalgas presentes no meio de cultivo – Por que existem tantas variedades nos cultivos de laboratório? Poderia ser feito cultivo com apenas uma espécie de microalgas?
·         Separar as microalgas no final do cultivo através do choque de pH (NaOH), uso de floculante (FeCl3), ou filtração em membranas (Discutir os fenômenos físicos envolvidos nos processos de separação de microalgas? O que é pH? Por que a mudança do pH provocou precipitação da microalga?)
·         Secar as microalgas em fornos (50oC) ou estufas construídas pelos alunos (caixa de madeira coberta forrada com lona preta e coberta por plástico transparente) expostas ao sol (Discutir o uso de energias renováveis em processos industriais).
·         Pesar o material produzido e cálculo das produtividades em mg% (Comparar a eficiência dos diferentes processos. Qual processo seria mais vantajoso economicamente e por quais motivos?).

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Luz... Microalgas...

 Microalgas Dulcícolas...

A luz é fundamental para o crescimento microalgal, pois atua como a principal fonte de energia no processo de produção de biomassa (LACAZ-RUIZ, 1996). 

Fotomicrografia de uma colheita realizada na Zona Rural do São Roque do Pico (mina) e cultivada em fotobiorreator construído com garrafas PET... Ambiente com luz e injeção de ar...

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Formação em Ação no NRE de Ibaiti...

 Oficina de Biologia...
 Docente: Professora Marciana....
Professoras: Luciane (Ibaiti), Denise (Tomazina), Elaine (Ibaiti) e Vera  (Ibaiti).
Professora Cristiane (Conselheiro Mairinck), Professora Marina (Lavrinha - Pinhalão), Professora Kelly (Jaboti) e Professora Vera (Ibaiti)... Apresentação de trabalho...

NRE: Ibaiti
Local: Colégio Aldo Dallago
Diciplina de Biologia...

Nas Oficinas Disciplinares, a leitura é o foco das reflexões com ênfase na discussão sobre a formação de leitores capazes de dominar os diversos gêneros textuais, tendo em vista que é no espaço escolar que se têm várias possibilidades de estimular a leitura de forma planejada, intencional e significativa para que se incorpore no dia a dia da sala de aula (Texto site do NRE).
 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Processo de Produção de Biodiesel...

Fotomicrografia de uma microalga dulcícola...
A molécula de óleo vegetal é formada por três moléculas de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerina, o que faz dele um triglicídio. O processo para a transformação do óleo vegetal em biodiesel chama-se TRANSESTERIFICAÇÃO.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Microalgas..

 Microalga filamentosa...
Cloroplastos visíveis...
Pesquisas relacionadas com a interação entre intensidade luminosa, temperatura, agitação e concentração de nutrientes podem contribuir para a otimização do cultivo, pois crescimento de microalgas deriva de diversas reações bioquímicas e biológicas (DUARTE, 2001). O pH do meio também é importante no processo de cultivo, variando de neutro a alcalino para a maioria das espécies de microalgas (RAVEN, 1990).

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Oedogonium...

Dulcícola... 
 Biomassa residual do cultivo de microalgas...

A composição bioquímica da biomassa das microalgas não é determinada somente pela natureza de cada espécie algal, dependendo de fatores como, intensidade de luz, temperatura, pH, nutrientes e agitação (MIAO e WU, 2004).

domingo, 13 de maio de 2012

Microalgas... Feliz dia das Mães...


Fotomicrogarafia de uma microalga do gênero Micrasterias...
Essa pequena estrela é nosso presente para Todas as Mães... 
Feliz Dia das Mães

Usantos o tradutor do Google... Usantos the Google translator:

Fotomicrogarafia a microalgae of the genus Micrasterias ...
This little star is our gift to All Mothers ...
Happy Mother's Day

sábado, 12 de maio de 2012

Neon...

 Cianobactérias...
Filamentosa...

Alguns produtos a base de extratos microalgais vêm sendo lançados no mercado de alimentos funcionais como, por exemplo, bebidas, iorgurtes e massas (PULZ e GROSS, 2004).

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cultivo em Fotobiorreator...

 Micrasterias...
Aproximadamente 75% da produção anual de biomassa microalgal foi direcionada para fabricação de suplemento alimentar. Esses produtos são manufaturados principalmente na forma de  pó, tabletes e cápsulas (BELAY, 1993; BECKER, 2004).

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Euastrum...

Microalga...

 Considerando aspectos relacionados à cadeia alimentar, as microalgas são de fundamental importância na aqüicultura e especialmente na maricultura. Constituem a fonte alimentar das larvas de várias espécies de crustáceos, moluscos e peixes (LAVENS e SORGELOOS, 1996).

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O PDE na UENP...

Microalgas...
 Projeto: Cultivo de Microalgas em Fotobiorreatores...
 08 de maio de 2012 - terça-feira
Mesa Redonda: 
O PDE na UENP: a concepção e a implementação dos projetos e relatos de experiência.
Horário: 14h às 16:30 - Local:  Anfiteatro CLCA-CCHE/CJ