Fundo do texto: Foto da Mina Azul (São Roque do Pico) na qual identificamos as Scenedesmus sp...
Aquicultura
Aquicultura
É o cultivo de organismos aquáticos, incluindo peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e plantas aquáticas para uso do homem.
Esta atividade é praticada há muito tempo, existindo registros de que os chineses já a cultivavam vários séculos antes de nossa era e de que os egípcios já criavam a tilápia-do-nilo há 4000 anos.
Atualmente, a proporção do pescado cultivado em viveiros para o total da produção mundial é da ordem de 10%, com tendência a aumentar. Estima-se a produção mundial de peixes cultivados em trinta milhões de toneladas por ano
O crescimento da aquicultura nas últimas três décadas é um fenômeno global, modificando o quadro mundial de produção de recursos pesqueiros (Valenti et. al.; 2000). No Brasil, apesar de mais recente do que em outros países, essa tendência também é verificada. Um dos principais fatores favoráveis ao desenvolvimento do cultivo de microalgas em águas continentais nos últimos anos é sem dúvida a aquicultura. A demanda por alimento vivo em diferentes fases do crescimento de organismos aquáticos (larvas e adultos) tem aumentado progressivamente
• A grande maioria dos estabelecimentos que praticam a aquicultura continua a empregar alimento vivo em substituição ao uso de rações.
• Muitos animais, como camarões marinhos, preferem consumir alimentos vivos e ou em suspensão na água, em detrimento ao alimento inerte. Fatos como este, apontam para o uso de microalgas em aquicultura.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquicultura, acesso em 30/11/2010
Qualquer dúvida estou a disposição para esclarecimentos... Muito Obrigada pela participação de todos....
ResponderExcluir