TODAS AS FOTOMICROGRAFIAS POSTADAS SÃO DE NOSSAS COLHEITAS E CULTIVOS EM FOTOBIORREATORES...

sábado, 6 de novembro de 2010

Enquete... Fotobiorreator...

 Figura – Produção de microalgas... (Fonte: Mariano et al, 2010)
  • A – Formas de cultivo de microalgas: Lagoa tipo pista de corrida e Fotobiorreatores.
  • B – Fotobiorreator tubular horizontal e compacto

FOTOBIORREATORES
Os primeiros cultivos comerciais de microalgas envolviam apenas recipientes grandes e com ampla superfície de contato com o ar, sendo o sistema aberto ou protegido por plásticos transparentes ou vidro (como numa casa de vegetação). Devido a altas taxas de evaporação ou contaminação excessiva, levaram ao desenvolvimento de fotobiorreatores, os quais são sistemas fechados para o cultivo de microalgas.
Fotobiorreatores são confeccionados com materiais bastante transparente como plásticos (principalmente acrílico) e vidro, permitindo plena penetração de luz. Os primeiros pesquisadores a desenharem fotobiorreatores foram Maters & Clark (1944, p. 138), cujo produto continha vários componentes confeccionados em aço. Hoje em dia eles apresentam pouquíssimas partes metálicas, que correspondem a conexões e elementos de sustentação dos componentes transparentes do sistema.
O formato da maioria dos fotobiorreatores em operação no mundo é o tubular, com disposição vertical ou horizontal dos tubos. Eles podem ser instalados em ambientes fechados, recebendo iluminação artificial, ou ser dispostos ao ar livre, recebendo energia solar. Os tubulares podem ter sistema formado por serpentina ou espirais. Começaram a ser desenvolvidos, a mais de 20 anos fotobiorreatores planos, que apresentam bom desempenho com diversas espécies em diversas localidades. Progressos têm sido alcançados com relação uso mais eficiente da energia solar (o ângulo dos painéis pode ser ajustado) o que os torna muito promissor

Um comentário:

  1. Parte do texto e foto que está no Projeto Cultivo de Microalgas em Fotobiorreatores...

    ResponderExcluir