TODAS AS FOTOMICROGRAFIAS POSTADAS SÃO DE NOSSAS COLHEITAS E CULTIVOS EM FOTOBIORREATORES...

sábado, 25 de setembro de 2010

Nas águas analisadas . . . Figueira. . .

Crisófita... Única...

As algas silicosas ou crisófitas são unicelulares e de vida livre ou colonial. Sua parede celular é impregnada de sílica, constituindo uma camada em forma de concha bivalve. Vivem tanto na água doce como na salgada, e são conhecidas pelo nome de diatomáceas.
Lago 3... A amostra analisada foi coletada neste lago. . .
Não são microalgas....
 Liquens... !!!
Análise...

Realizada a análise detalhada das amostras coletas em todos os lagos (1, 2 e 3) no dia 22 de setembro de 2010. Fomos com a 1ª série A (Bloco) para a tão esperada coleta. Nosso guia o Técnico Pedro Pinha  da Cambuí foi quem nos orientou durante todo o percurso onde tivemos uma excelente aula de campo.
Com relação à microscopia... Em todas as amostras (muitas) analisadas criteriosamente encontramos somente "UMA" microalga (foto). Testamos várias lâminas de cada uma das amostras e somente liquens ou musgos foram identificados. Por algum motivo especial ou pH possivelmente, elas não se reproduzem nesses lagos das minas desativadas a céu aberto.
Cultivo...  Não realizaremos o cultivo com as amostras em ambiente climatizado com ingestão de ar, mas deixaremos em local onde ficarão expostas ao sol e realizaremos então uma aula análise. 
Indicação da visita: Professor Flávio Batista dos Santos (Núcleo Regional de Educação de Ibaiti-Paraná).

Um comentário:

  1. Precisamos verificar e estudar as causas da falta de microalgas nos lagos. Algum componente impede o crescimento e desenvolvimento das mesmas nos lagos coloridos.

    ResponderExcluir