Fizemos as coletas em represas, minas e lagos e analisamos as águas à procura de microalgas. Encontramos algumas especíes e fizemos o cultivo em vários tipo de fotobiorreatores (materiais descartáveis). Coletas na Zona Rural e na Cidade (Ibaiti). Encontramos três tipos de algas que não haviam sido identificadas nas coletas anteriores.
O desenvolvimento neste fotobiorreator está sendo ótimo. O ambiente climatizado e a bomba de ar estão acelerando o processo.
ResponderExcluirÉ verdade Fernando, em todos os fotobiorretores com ingestão de ar a velocidade de reprodução é visível. A água vai ficando mais e mais verdinha a cada dia.
ResponderExcluirEu estou fazendo uma cultura em laboratório também, para alimentar rotíferos e artemias, eu gostaria de saber como eu poderia retirar apenas as algas, filtrando elas, só que tem que ser um método barato, por que ai eu usaria o mesmo método para passar os rotíferos quando eles estiverem em água saturada para um aquário novo, usando um método de filtragem.
ResponderExcluirBoa noite,
ResponderExcluirNo final do Blog tem o endereço do NPDEAS/UFPR... Escreva para o Dr. André, eles (equipe) tem condições de responder a sua pergunta... Nosso processo é muito simples a nível dos alunos do ensino médio... Muito Obrigada pela sua participação e visita ao nosso Blog... Um grande abraço...