TODAS AS FOTOMICROGRAFIAS POSTADAS SÃO DE NOSSAS COLHEITAS E CULTIVOS EM FOTOBIORREATORES...

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Navícula sp. ... Microalgas...

 Navicula...
Diatomáceas...

Navicula sp:.
  Inclui Indivíduos com válvulas lanceoladas, pregas
transversalmente no meio, no sentido horário
pólos opostos. As extremidades da célula são arredondadas.
(Atlas de Microalgas)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Trachelonomas sp.

                                                                   Euglenofíceas...

As Euglenohyceae apresenta cerca de 1000 espécies descritas (oceânos ou água doce). Os indivíduos podem clorofilados (cerca de 40 gêneros) ou incolores e heterotróficas. A morfologia dos organismos varia de unicelulares e uninuclear a coloniais (gênero Colacium). A estrutura celular é composta de:
a) periplasto: película protéica, pois não possui parede celular
b) cloroplasto: 3 tilacóides por banda (cinta, reticulados ou estrelados)
c) pigmentos: clorofilas a, b, xantofilas e carotenos
d) flagelos: presença de 1 ou 2 flagelos (célula) – pleuronemático
A substância de reserva são grãos de paramilo. Alguns gêneros representativos do grupo são: Euglena, Phacus (estrias rígidas na película: não há movimento metabólico, somente através de flagelo), Trachelomonas (lórica - carapaça sólida e esférica). As Euglenas no escuro perdem a cor e no claro são verdes. Podem apresentar movimento metabólico ou através de flagelo. O habitat preferencial são ambientes ricos em matéria orgânica, sendo desta forma, consideradas bioindicadoras de ambientes poluídos. 
http://ecologia.ib.usp.br

domingo, 23 de dezembro de 2012

Pinnularia sp. ...

Microalga...

           Pinnularia sp:. Microalga (diatomácea)... Possui estrias tranversais  e poros...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Carta da Terra... Princípios...

Microalgas...
Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.
-  Assegurar que as comunidades em todos níveis garantam os direitos humanos e as liberdades fundamentais e proporcionem a cada um a oportunidade de realizar seu pleno potencial...

Hoje a partir das 11 horas 50 minutos ... Apresentação... Conexão para o mundo....  
Músicos de toda a Europa participarão de um concerto na biblioteca da cidade

Calendário Maia...

Sorte histórica
É uma boa notícia que haja um calendário como o da biblioteca de Dresden. Porque a maioria dos documentos da cultura maia, desaparecida perto do ano 900 d.C., foi destruída. "Quando os europeus conquistaram o México, os deuses maias eram tão estranhos para eles que o bispo Diego de Landa ordenou que todos os 5 mil livros maias fossem queimados", conta Bürger.
Apenas três livros maias sobreviveram não só à cristianização, mas também ao clima tropical e ao inferno da Segunda Guerra Mundial: o severamente danificado Codex Peresianus, hoje na Bibliothèque Nationale de Paris, o Codex Tro-Cortesianus, guardado no Museo de América, em Madrid, e o Codex Dresdensis. Esse último é o único no mundo cujo original ainda está acessível.
  
"É fascinante construir uma ligação espiritual com uma outra cultura que há muito tempo desapareceu", diz Markus Rindt, diretor da Orquestra Sinfônica de Dresden.
https://www.google.com.br

De Vera Mariano 
 
Nunca vi um dia amanhecer tão lindo como o de hoje... Está fascinante aqui na nossa querida zona rural do São Roque do Pico... Ibaiti-Paraná-Brasil....
O sol está lindo... os pássaros estão cantando com maior intensidade... o "perfume das uvas" chega suave... Está indescritível...
Temos um "Grupo muito grande de ANJOS" aqui... 
 Amém

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Respeitar e cuidar da comunidade da Vida....

Diatomáceas...

Com ajuda dos cultivos de microalga em fotobiorreatores ou em tanques a céu aberto estaremos respeitando e cuidando da nossa comunidade "VIDA" como nos dia a Carta da Terra...

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Microalgas...

Colônia...
 Colônias... Microalgas...

Microalgas podem ser usadas na produção de hidrogênio, de metano, através da digestão anaeróbia da biomassa, e de biodiesel a partir do conteúdo lipídico intracelular (Chisti, 2007). Segundo Teixeira e Morales (2008), os óleos encontrados nas microalgas possuem características físico-químicas e químicas similares aos de óleos vegetais e por isto elas podem ser consideradas como potencial matéria-prima para a produção de biodiesel.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Fotomicrografia... Microalgas...

Cosmarium...

Está análise foi realizada minutos após a colheita em águas de minas dulcícola do São Roque do Pico no dia 15/12/12... Microscópio utilizado: Óptico trinocular... Máquina fotográfica Sony...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Microalga...

Cloroplastos em forma de fitas...

                  Algas

O termo algas é genérico, não possuindo significado taxonômico (como espécie, família ou gênero); inclui organismos que possuem clorofila a e um talo não diferenciado em raiz, caule ou folhas.  Estão entre os organismos mais antigos da Terra, com representantes fósseis de aproximadamente 3,5 bilhões de anos.
Possivelmente, as algas estão relacionadas ao acúmulo de oxigênio na atmosfera desempenhando, nos dias atuais, importante papel na manutenção dos níveis de O2 na atmosfera. São importantes produtores primários em seus ecossistemas. Além de clorofila, possuem outros pigmentos, que lhes conferem colorações avermelhadas, azuladas, pardas ou nigrescentes. (http://professores.unisanta.br/maramagenta/algas.asp)

domingo, 16 de dezembro de 2012

Micrasterias...

Micrasterias...

Algumas algas conquistaram espaço na indústria alimentícia, como o nori (Porphyra), uma Rhodophyta e o kombu (Laminaria), uma Phaeophyta, ambas cultivadas, principalmente no Ocidente, e também na medicina (Laminaria, contra o bócio). Seu talo pode apresentar desde formas microscópicas até outras com 60 m de comprimento, como as algas pardas do gênero Macrocystis. Apresentam variados níveis de organização vegetativa, sendo a maior diversidade encontrada no ambiente marinho. (http://professores.unisanta.br/maramagenta/algas.asp)

sábado, 15 de dezembro de 2012

Oedogonium...

 Oedogoinum...

Fotomicrografia de uma análise realizada em microscópio óptico trinocular cujas águas (dulcícolas - Mina) estão sendo cultivadas em fotobiorreator (aquário pequeno) com injeção de ar (bomba de aquário) em ambiente com luz. Tempo de Cultivo: 30 dias...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Cosmarium...

Microalgas...

Analise realizada em águas dulcícolas em microscópio óptico binocular... 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Closterium...


 Microalgas...

Fotomicrografias de águas de minas dulcícolas da zona rural do São Roque do Pico... Closterium sp...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Cosmarium...

Cosmarium...

 Com a queima dos combustíveis fósseis, existe a liberação de gás carbônico para a atmosfera, sendo este um dos grandes contribuintes para o efeito estufa. O efeito estufa, dentro de uma determinada faixa, é de importância vital para a vida na terra, porém ao passar deste limiar, pode causar o aquecimento global, que é atualmente um grande problema ambiental (Borges e outros, 2007). Diversas alternativas têm sido estudadas a fim de promover a redução das emissões, seqüestro e biofixação do gás carbônico emitido por fontes estacionárias como, por exemplo, termoelétricas a carvão mineral. Uma destas alternativas é o cultivo de microalgas.
Além de possuírem a capacidade de fixar o gás carbônico do ar, utilizando-o como fonte de carbono, as microalgas possuem uma matéria orgânica rica em minerais, vitaminas, lipídios, pigmentos e proteínas, apresentando, assim, grande aplicabilidade industrial e comercial (Khan e outros, 2009).
http://www.ufrgs.br/rede_carvao/Sess%C3%B5es_C1_C2_C3/C2_ARTIGO_04.pdf

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Pequenos Detalhes... Microalga...


Microalgas são organismos eucarióticos e procarióticos de crescimento acelerado e com fácil adaptação a ambientes diferenciados devido à sua simples estrutura unicelular ou multicelular. Suas células possuem uma composição bioquímica diversificada (carboidrato, proteína, lipídios, ácidos graxos, etc.) e esse conteúdo está relacionado não apenas com a natureza de cada espécie microalgal, mas também com fatores ambientais tanto relacionados à região onde o cultivo está sendo feito como ao meio de cultura utilizado (MIAO e WU, 2004).

"A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem"
Oscar Niemeyer 
 



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cosmarium...

 Microalga...

 Biomassas com elevado teor lipídico estão sendo alvo de pesquisas para garantir o abastecimento de glicerídeos para a indústria de biodiesel (ésteres alquílicos simples de ácidos graxos). Visto que, a demanda por este biocombustível vem aumentando no Brasil (3,6% ao ano) e o que se observa é que a principal oleaginosa utilizada para a obtenção do biodiesel no Brasil (soja, atendendo 75% da produção de biodiesel) não será capaz de auxiliar a produção desse biocombustível sem a destinação de áreas agricultáveis exclusivamente para esse fim, devido à baixa produtividade dessa biomassa (0,2-0,4 tonelada por hectare). Logo, é preferível que as biomassas utilizadas proporcionem uma ótima produtividade em lipídeos e com o uso de uma menor superfície do terreno (CHIST, 2007; BIODIESELBR, 2010a, 2010b).

domingo, 9 de dezembro de 2012

Filamentosas... Microalgas...

Algas...

A biomassa microalgal é obtida principalmente a partir do cultivo em laboratório ou industrial em sistemas fechados (fotobiorreatores) ou lagoas aeradas alimentadas com meio de cultura (BOROWITZKA, 1999). Nestes, há a predominância pelo uso de uma espécie de microalga cultivada por processos autotrófico e/ou heterotrófico. Como uma forma de minimizar os custos do produto final (o óleo de microalga), as microalgas podem ser obtidas diretamente de um sistema onde elas já estejam disponíveis naturalmente, devido ao fornecimento de condições ambientais ótimas para o seu desenvolvimento. As microalgas alimentadas por efluente, em um sistema de lagoa de estabilização, por exemplo, podem ser utilizadas para a obtenção de um óleo mais barato quando comparado aos obtidos por sistemas de cultivos (SAWAYAMA et al., 1995).

sábado, 8 de dezembro de 2012

Microalgas...

Microalga...
Micrasterias...

 Como uma promissora fonte de lipídeos para a cadeia produtiva do biodiesel, as microalgas surgem como uma biomassa que apresenta um elevado teor lipídico (20% – 50%), sendo este obtido naturalmente a partir da conversão do dióxido de carbono atmosférico pelo uso da fotossíntese e auxiliando, com isso, na retirada de CO2 da atmosfera (CHIST, 2007). Esses lipídeos são compostos de glicerol, açúcares ou bases esterificadas em ácidos graxos saturados ou insaturados (12 a 22 átomos de carbono) (LOURENÇO, 2006), com o seu conteúdo e composição influenciados por fatores como luz, temperatura, concentração e fonte de nitrogênio e concentração de CO2 (MORAIS e COSTA, 2008) e podendo serem obtidos por processos mecânicos (prensa) e/ou pelo uso de solventes, assim como já é realizado com as biomassas tradicionais (CHIST, 2007).



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Micrasterias...

Microalga...

Nos dias de hoje a procura por novas tecnologias que não sejam prejudiciais ao meio ambiente vêm crescendo, e as microalgas são uma das opções interessantes e com grande disponibilidade no ambiente. As microalgas são microrganismos fotossintéticos com requerimento nutricionais relativamente simples e cuja biomassa pode ser empregada para obtenção de biocompostos, como suplemento alimentar humano, alimento animal, biocombustíveis, biocorantes ou em tratamento de efluentes (ANDRADE e COSTA, 2008).
O cultivo de microalgas é praticado há cerca de 140 anos, acompanhando os progressos das Ciências Ambientais, da Fisiologia e da Microbiologia. No Brasil os estudos tiveram início na década de 1970. Chama-se cultivo quando microrganismos são mantidos vivos em condições artificiais (LOURENÇO, 2006).

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Vamos cultivar microalgas?

 Filamentosa...
Microalga...

Em nossos trabalhos sempre encontramos as microalgas filamentosas em praticamente todas as colheitas. São raras as minas e represas que não apresentam esse gênero de algas.
No entanto nos  cultivos em fotobiorreatores (garrafas PET, aquários, tubos transparentes) quando preparamos as lâminas para análise (microscópio) elas aparecem em pequena quantidade.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dois indivíduos... Micrasterias...

  Micrasterias...
Microalgas...
 Dulcícola...
Quanto ao meio de cultivo...
O meio de cultura pode ser modificado possibilitando muitas alternativas para
a utilização das microalgas. O crescimento de microalgas retira o CO2 do ambiente
transformando em O2 (LOURENÇO, 2006).

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Reprodução...

Microalgas...

Vários gêneros e várias espécies de microalgas identificadas em minas, represas, lagos e córregos na zona rural do São Roque do Pico:
- micrasterias;
- oedogonium;
- closterium;
- cosmarium;
- filamentosa...

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Vida...

Ibaiti - Paraná - Brasil...

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes... E uma delas é o cultivo de microalgas... Preserve a Vida...

sábado, 1 de dezembro de 2012