TODAS AS FOTOMICROGRAFIAS POSTADAS SÃO DE NOSSAS COLHEITAS E CULTIVOS EM FOTOBIORREATORES...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ontem... No Rio das Cinzas... Coleta de Microalgas....

 Aspecto de um indivíduo solitário, com ampliação  no maior aumento...
Género Asterococcus...
 Colônia de Microalgas....
 Esse foi o mais assustador de todos os tombos... Quase fui parar dentro do grande Rio das Cinzas... Era descida e tinha muito barro...
Meu auxiliar número UM  de todos os momentos do PDE... Fernando...
Em nosso retorno de Jacarezinho paramos no Rio das Cinzas e em uma represa de Conselheiro Mairinck... No Rio a aventura foi a mais perigosa de todas até o momento... Era descida e tinha muito barro e eu... Por pouco quase parei dentro do rio... Se caísse na água iria, com certeza me apavorar... Mas apesar dois tombos seguidos tudo terminou bem... Só com muito barro... Tive que forrar o banco com muito papelão... Resumindo: Não conseguimos fazer a coleta apesar de pararmos nos dois lados da ponte... Mas, na represa a água coletada nos forneceu ricos materiais para análise e já colocamos em um pequeno fotobiorreator para o cultivo...

2 comentários:

  1. Com a companhia do Fernando as minhas caminhadas para as coletas são realizadas com mais tranqüilidade... Ele sempre está presente desde o início dos trabalhos do PDE... O apoio é total o que nos permite uma pesquisa com maior dedicação...

    ResponderExcluir
  2. Voltei ontem (31/01/11) ao Rio das Cinzas... Levei corda e garrafa para a colheita em cima da ponte... Resultado negativo a garrafa, com o vento ia para baixo da ponte e como era muito alta perdíamos a visão e era perigoso... Voltamos então ao mesmo local onde dias anteriores eu quase "voei" para dentro do grande rio... Acreditem... Escorreguei no mesmo local... Mas estava mais seco... Meu filho me segurou pela mão e eu fui para a beirinha... Joguei a garrafa várias vezes (ela é muito leve)... E consegui uma pequena amostra... Não contente quis mais... e joguei a garrafa novamente... Resultado: A garrafa desamarrou... Fiquei sem minha amostra... E triste... Mas ainda volto lá em uma nova oportunidade para analisarmos as águas do grande rio...

    ResponderExcluir